INTERNACIONALIZAÇÃO

Unemat participa da Missão da Associação Brasileira de Universidades Estaduais na Nova Zelândia

Missão da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais visitou as oito universidades neozelandesas

Por Nataniel Zanferrari
03/07/2025

A reitora Vera Maquêa e o assessor de Relações Internacionais, Anderson Amaral, sendo recebidos na mais antiga universidade da Nova Zelândia, a Universidade de Otago, localizada em Dunedin, segunda maior cidade da Ilha Sul (Foto: Assessoria Abruem)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve presente na missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) na Nova Zelândia, representada pela reitora Vera Maquêa e pelo assessor de Relações Internacionais, Anderson Amaral.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, entregando a medalha da Abruem ao reitor da Universidade de Tecnologia de Auckland, Damon Salesa (Foto: Assessoria Abruem)

A delegação, composta por 36 representantes, visitou universidades neozelandesas entre os dias 16 e 27 de junho, tendo retornado a terras brasileiras no domingo (29).  A iniciativa integra o calendário anual da Abruem, que contempla visitas técnicas a instituições estrangeiras de Ensino Superior desde 2006, com o propósito de, a partir do contato com novas realidades educacionais, discutir possibilidades de cooperação e desenvolvimento de pesquisas bilaterais em áreas estratégicas.

“Conhecer de perto as práticas, os investimentos e as inovações das universidades neozelandesas foi uma experiência inspiradora. A missão reforçou o compromisso da Unemat com a internacionalização e abriu caminhos concretos para projetos conjuntos nas áreas de pesquisa, inovação e mobilidade acadêmica”, destacou a reitora Vera Maquêa.

Comitiva da Abruem no Câmpus da Universidade Victoria, em Wellington (Foto: Assessoria da Abruem)

Durante as visitas, os representantes das universidades conheceram iniciativas das oito universidades da Nova Zelândia em diversas áreas de pesquisa, como resiliência climática, sustentabilidade, inteligência artificial, robótica, saúde e tecnologia médica, conhecimento indígena e tradicional, agricultura e meio ambiente.

“A missão nos permitiu visualizar possibilidades concretas de cooperação acadêmica e científica. As universidades neozelandesas demonstraram grande abertura ao diálogo e interesse em parcerias com o Brasil. Voltamos com a certeza de que a internacionalização é um caminho estratégico para o fortalecimento da Unemat e da educação pública brasileira”, avaliou o assessor de Relações Internacionais, Anderson Amaral.

A delegação da Missão Internacional 2025 da Abruem foi composta por 36 representantes de universidades estaduais e municipais do Brasil (Foto: Assessoria Abruem)

A missão foi coordenada por Fábio Antônio Néia Martini, reitor da Universidade Estadual do  Norte do Paraná (UENP) e presidente da Câmara de Internacionalização e Mobilidade da Abruem, e contou com o apoio da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Embaixada do Brasil em Wellington e da entidade Universities New Zealand (UNZ), que representa o sistema universitário neozelandês.

 

ABRUEM

Criada em 1991, é uma das mais importantes entidades representativas do Ensino Superior brasileiro e da América Latina, atuando diretamente em 20 estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de 46 universidades associadas. No campo da internacionalização, promove anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação e encontros diplomáticos. A visita à Nova Zelândia é a 18ª missão internacional promovida pela Abruem.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!