Unemat e Assembleia Legislativa discutem fomento parlamentar
A Universidade está em busca de recursos para pôr em prática políticas estruturantes da Unemat
Por Hemília Maia
18/07/2025

Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) discutem viabilidade de fomento parlamentar para implantar políticas estruturantes na universidade.
Na reunião, realizada na Assembleia na última quarta-feira (16.07), a reitora da Unemat, Vera Maquêa, acompanhada dos diretores dos câmpus da universidade e dos pró-reitores, expôs suas demandas ao presidente da casa de leis, deputado Max Russi, e aos parlamentares estaduais: “Na gestão, precisamos implementar estruturas físicas, mobiliar novas estruturas, ampliar quadros de pessoal, melhorar carreira e fomentar práticas de extensão em prol da sociedade”.
A reitora ainda reforçou que a Unemat já conta com a parceria dos deputados, que atendem diversos câmpus da universidade em situações pontuais. “Mas, nesse momento, a universidade pede a ajuda da Assembleia no sentido de pensar a universidade como um todo, para concretizar políticas estruturantes.”

Max Russi solicitou que seja formalizado um documento com as demandas, e ainda expôs que, embora os deputados tenham autonomia sobre seus respectivos recursos, a Assembleia buscará um esforço coletivo para viabilizar o atendimento à universidade.
A diretora político-pedagógica e financeira do câmpus de Nova Mutum, Minéia Cappellari Fagundes, considerou o encontro como proveitoso para os diretores dos câmpus, pela oportunidade de diálogo com o poder legislativo estadual.
“Apresentamos as nossas demandas e falamos das nossas ações institucionais que visam aprimorar, cada vez mais, a eficiência e a qualidade dos resultados da nossa universidade. Pois, tanto a Unemat quanto a Assembleia Legislativa, compartilham um objetivo comum, contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado, que é, sem dúvida, o nosso maior compromisso”, disse Minéia.
Para o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães, o diálogo com a Assembleia também sinaliza boas perspectivas. “Nós reconhecemos os esforços do Governo em atender a universidade, em especial no que tange investimento. Ao mesmo tempo, dentro do que for possível, precisamos construir novos caminhos e, em busca deles, procuramos a Assembleia Legislativa. O deputado Max Russi foi muito receptivo a nós e às nossas demandas. Acredito que essa será uma parceria frutífera para a Unemat e para Mato Grosso”, declarou Darlan.
Entre as demandas apresentadas na Assembleia, destacou-se a falta de estrutura esportiva na universidade. “É preciso reconhecer uma realidade preocupante: a maioria dos câmpus da Unemat não tem ginásios esportivos, embora a prática esportiva seja uma ferramenta poderosa de inclusão social, promoção da saúde mental e combate à evasão universitária”, afirmou o diretor administrativo do câmpus de Alto Araguaia, Tiago Dantas.
A Unemat formalizará as demandas ainda este mês. Entre os tópicos estão, por exemplo, a aquisição de caminhões-laboratórios e mobília para a estrutura administrativa.
Também participaram da reunião o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a deputada estadual Professora Graciele e o vereador de Juara, Luciano Olivetto, articuladores do encontro.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Segundo período de matrículas para veteranos inicia neste sábado (19)
- Unemat divulga 5ª chamada do SiSU; matrículas são dias 17, 18 e 21 de julho
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Matrícula dos aprovados no SiSU/Unemat deve ser feita até dia 7
- Unemat está com inscrições abertas para seletivo de professor com cinco vagas mais cadastro de reserva
- Unemat está com inscrições abertas para seletivo de professores com cinco vagas mais cadastro de reserva
- Comissão entrega Política Institucional de Combate e Prevenção contra Assédio Moral e Sexual
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro