MATEMÁTICA INTERCULTURAL
Projeto Político Pedagógico
O egresso do Curso de Matemática – Licenciatura da rede UFMS-UNEMAT-UCB deverá ser um profissional com as seguintes características: a) ter amplo conhecimento dos conceitos ligados à Matemática; b) dominar as diferentes abordagens ao ensino de Matemática, as diferentes metodologias e diversos campos de aplicação; c) ser investigador em/da sua prática docente, com capacidade para interpretar ações e produções dos educandos; d) compreender o funcionamento da escola, tendo a capacidade de intervir nesta dinâmica; e) ter amplo conhecimento dos processos de desenvolvimento dos seus alunos e relacioná-los com o ensino de Matemática, elaborando estratégias que levem em conta os diferentes níveis de desenvolvimento de seus alunos; f) ser um cidadão ativo em sua comunidade; e g) ser capaz de identificar e gerir conflitos no espaço escolar.
A dimensão técnica contempla as competências e habilidades do saber profissional. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Matemática – Licenciatura, o currículo deste Curso foi elaborado com o objetivo de desenvolver as seguintes competências e habilidades: a) capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão; b) capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares; c) capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas; d) capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento e de desenvolvimento de pesquisa; e) habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;f) estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; g) conhecimento de questões contemporâneas; h) educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social; i) participar de programas de formação continuada; j) realizar estudos de pós-graduação; e k) trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber. No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de: a) elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica; b) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; c) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; d) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos; e) perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação, reflexão e pesquisa, em que novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente; e f) contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica. Além das competências e habilidades, os conteúdos descritos a seguir serão distribuídos ao longo do Curso: a) Cálculo Diferencial e Integral; b) Álgebra Linear; c) Fundamentos de Análise; d) Fundamentos de Álgebra; e) Fundamentos de Geometria; e f) Geometria Analítica. A parte comum deve ainda incluir: a) conteúdos matemáticos presentes na educação básica nas áreas de Álgebra, Geometria e Análise; b) conteúdos de áreas afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicação de suas teorias; e c) conteúdos da Ciência da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática.